-
Arquitetos: Urdiales Estudio de Arquitectura
- Área: 55 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Nicolás Provoste C.
-
Fabricantes: KERAMICOS, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em um terreno urbano ao sul da cidade de Macas com área de aproximadamente 10 hectares. Seus proprietários usam este espaço como uma distração da vida acelerada no centro da cidade, assim como para a atividade pesqueira e pecuária.
Por volta de 2005 eles adquiriram um reservatório de água de uma empresa argentina contratada para construir a ponte sobre o rio Pastaza, e ele foi transportado e implantado na mesma área do projeto atual. Sua função era fornecer água para gado e irrigação, porém, com a chegada da água potável alguns anos depois, o reservatório caiu em desuso.
Conceito. Os clientes queriam reutilizar tal estrutura pré-existente, transformando-a em um espaço de lazer e uso informal que tivesse uma relação direta com o contexto natural, e que pudesse ser desfrutada na companhia de familiares e amigos. Esta intervenção funcionaria, então, como um anexo de uma grande cabana para eventos e uma área de fogueira.
A área social consiste em dois espaços: a área de bar, que se encontra dentro do tanque, que foi adaptado para torná-lo habitável, e a área de estar, onde se encontra uma sala em desnível para relaxamento e conexão com a natureza. Esses espaços são cobertos por uma pérgola de madeira e policarbonato translúcido.
Materialidade. A otimização dos recursos foi fundamental para o projeto. Os proprietários tinham madeiras de qualidade típica da Amazônia como Pechinche, Yumbingue, Seique, Jicopo, entre outras, que foram utilizadas na estrutura da sala, no deque perimetral, na pérgola e nas prateleiras do bar, conseguindo assim um ambiente caloroso e acolhedor. Os componentes verticais funcionam como elementos permeáveis e, ao mesmo tempo, enquadram a vista em direção a pontos focais como o bar e a área verde, estabelecendo uma continuidade em relação à paisagem.
A sala e a área do bar são integradas através do piso cerâmico que combina cores com padrões orgânicos e geométricos para criar espaços modernos com personalidade. Uma das condições do projeto era preservar a ferrugem natural do tanque adquirida ao longo de sua exposição ao ar livre, conseguindo assim o toque rústico desejado. O projeto é cercado por vegetação, se conecta e faz parte do ambiente, valorizando a paisagem e proporcionando experiências ao ar livre.